Categoria: Portugal

Imagem em destaque 4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa - 4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa

4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa

Ao longo de todo o território nacional, produzem-se incontáveis tipos de alimentos deliciosos e de qualidade superior. Mas quais serão alguns dos mais saudáveis?

Aqui ficam quatro guarda-costas da sua saúde com selo português. Saiba em que regiões é que eles são produzidos.

Amêndoas, produzidas no Algarve

Uma das principais atividades turísticas no Algarve, procurada quer por visitantes estrangeiros, quer pelos portugueses, são as visitas aos campos de amendoeiras em flor. De facto, o Algarve é uma região rica na produção de amêndoas.

A amêndoa é um alimento verdadeiramente saudável, nomeadamente pela presença do magnésio, da vitamina E, do ómega 6 e de gorduras essenciais. As amêndoas são uma ótima opção para lanches a meio da manhã e da tarde, assim como para saladas ou farinhas.

Postar imagem 4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa Flor de sal - 4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa

Flor de sal, produzida em Aveiro e no Algarve

De forma a garantir que o sal para os seus cozinhados é da melhor qualidade e o mais saudável possível, use flor de sal, também conhecida como sal marinho. A produção de sal em Aveiro e no Algarve está profundamente marcada na história e na cultura de ambas as regiões.

Fica a dica, se conseguir substituir inteiramente o sal por condimentos ou ervas aromáticas, pode ter a certeza de que essa é a melhor opção. Na verdade, pode criar um prato tão ou mais saboroso, porque muitas das vezes o uso do sal inibe-nos de experimentar novos temperos.

Postar imagem 4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa Mirtilo - 4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa

Mirtilo, produzido na região de Aveiro

A região de Aveiro beneficia de condições climatéricas propícias para a produção deste fruto. Todos os anos em Sever do Vouga, é organizada a Feira do Mirtilo.

Os mirtilos são um poderoso aliado à saúde. Contêm potássio e vitamina C. E são ricos em propriedades antioxidantes, as quais ajudam no combate ao envelhecimento precoce.

Os mirtilos são uma excelente escolha para consumir ao longo do dia. Ficam ótimos em batidos, saladas e panquecas.

Postar imagem 4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa Cavalinha e carqueja - 4 Alimentos Saudáveis Com Produção Portuguesa

Cavalinha e carqueja, encontradas por todo o território nacional

As infusões de cavalinha e carqueja dão origem a bebidas realmente saudáveis. A maneira mais comum de consumir estas plantas é em chá, embora haja quem as use para temperar pratos de carne e peixe.

A infusão de cavalinha é uma solução excelente para diminuir a retenção de líquidos. Já a infusão de carqueja ajuda a reduzir as complicações na digestão. Estes são apenas dois exemplos dos benefícios destas plantas versáteis.

Prepare um chá de cavalinha ou carqueja. Leve amêndoas e mirtilos consigo para o dia de trabalho. Quando chegar a casa, use flor de sal para o jantar. Tudo tão português e tão saudável!

Imagem em destaque 4 Tascas Fantásticas no Norte de Portugal - 4 Tascas Fantásticas no Norte de Portugal

4 Tascas Fantásticas no Norte de Portugal

Desde tascas e simples snack bars até aos restaurantes gourmet, o mapa de destinos gastronómicos em Portugal é rico, entusiasmante e variado.

Nos últimos anos, algumas tascas têm adotado conceitos gourmet. E alguns restaurantes de comida requintada têm feito esforços para atrair mais e mais públicos. No fim das contas, as opções para uma refeição perfeita são incontáveis no nosso país.

Há quem diga que o norte de Portugal é um autêntico paraíso gastronómico. Quem diz isso está completamente certo. Se planeia uma visita à região em passeio, tome nota destas quatro tascas com uma ótima relação qualidade-preço.

Postar imagem 4 Tascas Fantásticas no Norte de Portugal Caçana - 4 Tascas Fantásticas no Norte de Portugal

Caçana, Viana do Castelo

Localizada junto à Serra de Arga, a Caçana em Viana do Castelo é um oásis de enchidos e queijos da região. Desfrute ainda das moelas e dos rojões, nesta que é amplamente considerada como uma das melhores tascas do norte de Portugal. Para uma experiência completa, visite o terraço e deixe-se encantar pela vista deslumbrante.

Tascö, Porto

O Tascö no Porto é um espaço único, moderno, bem decorado e descontraído. A variedade de petiscos é surpreendente. A fantástica seleção de sabores inclui polvo com molho verde, arroz malandro, pataniscas de bacalhau, rojões, caldo verde, entre tantas outras opções imperdíveis.

Postar imagem 4 Tascas Fantásticas no Norte de Portugal Tasca do Delfim - 4 Tascas Fantásticas no Norte de Portugal

Tasca do Delfim, Arcos de Valdevez

A Tasca do Delfim tem uma decoração e um ambiente que não encontra em nenhum outro estabelecimento. É um local simples e autêntico. A música faz parte da alma da casa. Quem visita recomenda que experimente o vinho verde tinto, o mel e as tiras de presunto.

Taberna Belga, Braga

Verdadeiramente parte da elite de tascas do norte português, a Taberna Belga em Braga é realeza no que toca à deliciosa francesinha. Se planeia visitar este cantinho gastronómico só uma vez, tem de optar pela francesinha. O cardápio conta ainda com pregos no prato e diversas cervejas de excelente qualidade.

Alie a beleza natural do Norte aos seus pratos de comer e chorar por mais!

Imagem em destaque 4 dos Pratos Mais Apreciados da Gastronomia Portuguesa - 4 dos Pratos Mais Apreciados da Gastronomia Portuguesa

4 dos Pratos Mais Apreciados da Gastronomia Portuguesa

Podíamos escrever centenas de artigos sobre os fantásticos pratos da gastronomia portuguesa. E ainda assim, não conseguiríamos cobrir todas as obras de arte que o país nos oferece.

Aqui, vamos focar-nos em quatro dos pratos mais apreciados pelos portugueses. Temos um de peixe, um de carne e ainda, dois doces irresistíveis.

Sardinhas assadas

Uma das combinações de sabores mais apreciadas pelos portugueses é a do peixe fresco com o toque fumado da grelha. Especialmente durante o verão, as sardinhas assadas decoram as mesas de todo o país.

Se queremos falar da forma típica de assar e apreciar as sardinhas, então temos de falar da cidade de Lisboa. Nas festas de Santo António, este delicioso prato típico faz parte do menu de praticamente todos os restaurantes. E pode ser encontrado em incontáveis bancas espalhadas pelas ruas da capital.

Postar imagem 4 dos Pratos Mais Apreciados da Gastronomia Portuguesa Sardinhas assadas - 4 dos Pratos Mais Apreciados da Gastronomia Portuguesa

Servidas com ervas aromáticas, uma quantidade generosa de azeite, pimentos assados e um pedaço de broa de milho, as sardinhas assadas são simplesmente divinais.

Arroz de pato

Uma das características principais de um belo arroz de pato é a sua superfície crocante coberta com fatias de chouriço. Antes de cozinhar no forno, o pato deve ser cozido. O objetivo é ficar impecavelmente tenro e suave ao paladar.

O arroz de pato é um prato modesto e tradicional, mas com a sua arte. É apreciado por pessoas de todas as idades e em todo o país. Servido com um bom vinho tinto, a harmonia de sabores é, sem dúvida, reconfortante e especial.

Arroz doce

Do arroz de pato passamos a um tipo de arroz bem mais doce. Já dissemos tudo. Estamos a falar do arroz doce. Todos sabem que a doçaria portuguesa é absolutamente magnífica. O arroz doce é um dos exemplos mais intemporais.

Postar imagem 4 dos Pratos Mais Apreciados da Gastronomia Portuguesa Arroz doce - 4 dos Pratos Mais Apreciados da Gastronomia Portuguesa

As avós do país são a grande autoridade no que toca a criar um bom prato de arroz doce. Existem variações da receita em cada região de Portugal. Mas, no geral, o objetivo é que o arroz fique com uma consistência de pudim. Quase todos os portugueses apreciam que se junte limão na cozedura e que, no final, a superfície seja polvilhada com canela.

A fragância, a textura e o sabor do arroz doce juntam-se de uma maneira profundamente harmoniosa que nos confere calor e conforto à primeira colherada.

Ovos moles de Aveiro

Se, até agora, ainda não ficou com água na boca, continuamos a apresentar-lhe doces para conseguirmos que isso aconteça. Os ovos moles de Aveiro são uma autêntica iguaria no que diz respeito aos doces nacionais.

Estas gemas doces protegidas por uma bolacha fina estão amplamente arraigadas na cultura de Aveiro. O doce é apresentado em várias formas diferentes que remetem à histórica vida marítima da zona, como peixes, conchas ou búzios.

Em qualquer pastelaria da região, pode ainda provar os mais variados doces ricamente complementados com recheio de ovos moles. Ir a Aveiro e não experimentar esta delícia é um erro que não vai querer cometer.

Combine as sardinhas assadas ou o arroz de pato com uma das sobremesas que apresentámos e garanta uma refeição feliz e bem portuguesa!

Imagem em destaque As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal - As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal

As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal

Pastel de Belém

Como forma de sobreviver, os clérigos do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, começaram, no início do século XIX, a vender pastéis de nata.

Na época, a ligação entre Belém e Lisboa era apenas possível através de barco. Mas de forma a visitar o dito mosteiro, assim como a famosa torre, muitos residentes de Lisboa viajavam para Belém. Já para não falar dos turistas de incontáveis outros lugares.

Postar imagem As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal Pastel de Belém - As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal

Esse panorama ajudou muitíssimo ao sucesso dos pastéis de Belém, que passaram a ser amplamente apreciados pelos visitantes.

Avançando alguns anos até 1834, dá-se o encerramento do mosteiro, no âmbito da nova conjuntura provocada pela revolução liberal de 1820. No entanto, o pasteleiro vendeu a receita dos pastéis de Belém ao empresário Domingos Rafael Alves. Até aos dias de hoje, a cobiçada receita continua na sua família.

Foi em 1837 que foram inauguradas as primeiras instalações especialmente pensadas para a produção dos pastéis de Belém. Antes disso, eram vendidos numa refinaria de açúcar perto do Mosteiro dos Jerónimos.

Tortas de Azeitão

Temos de retornar ao final do século XIX para conhecer as origens das primeiras tortas de Azeitão. O personagem principal nesta história é Manuel Rodrigues, conhecido como “o cego”.

A esposa de Manuel Rodrigues era uma mestre da cozinha e a sua filha também se tornou numa dotada criadora de doces. A família assina o seu nome em várias obras da doçaria apreciadas por todo o país. A principal é a receita das tortas de Azeitão.

Postar imagem As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal Tortas de Azeitão - As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal

Uma das primeiras receitas da família Rodrigues, da qual Manuel se tornou o fabricante, são as roscas em forma de S. Ainda hoje, está aberta ao público a pastelaria O Cego, em Azeitão. Inaugurada em 1901, é um marco histórico da gastronomia e da cultura da região.

Pudim Abade de Priscos

De fazer crescer água na boca, o pudim abade de Priscos é um doce típico de Braga. O abade de Priscos, Manuel Machado Rebelo, serviu como pároco durante quase 50 anos. É um dos cozinheiros mais icónicos da história portuguesa. No entanto, o pudim é uma das poucas receitas que o abade deixou ao público.

Postar imagem As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal Pudim Abade de Priscos - As Histórias de 3 dos Melhores Doces Típicos de Portugal

O pudim abade de Priscos é considerado um dos doces mais requintados e exclusivos de Portugal. As casas onde esta sobremesa é confecionada respeitam a receita original, que faz as delícias de muitos.

Arraigadas na história nacional, estas três deliciosas iguarias estão igualmente enraizadas nos gostos dos portugueses.

Imagem em destaque 4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa - 4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa

4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa

Qualquer português concorda que a cozinha do nosso país é das mais deliciosas, ricas e diversificadas do mundo. Bem, nós somos suspeitos.

Mas pergunte a qualquer um dos milhares de turistas que anualmente visitam Portugal. Eles ficam completamente apaixonados pela gastronomia nacional. E não é para menos.

Aqui apresentamos quatro dos pratos mais icónicos da cozinha portuguesa. Sirva-os quando receber amigos ou familiares em casa. É garantido que vão adorar.

Postar imagem 4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa Bacalhau à Brás - 4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa

Bacalhau à Brás

Um bom bacalhau à Brás faz as delícias de milhares ou milhões de portugueses. À primeira vista, cozinhar uma refeição de bacalhau à Brás parece fácil.

E na verdade, o processo é simples. Apenas envolve saltear o bacalhau desfiado com batalha palha e cebola. Para dar o retoque mágico, é costume adicionar-se azeitonas, salsa e outras ervas.

Mas o facto é que, várias vezes, o prato pode ficar demasiado oleoso ou demasiado seco. É preciso estar atento para acertar na muche. Quase todos acabam por conseguir! Um bacalhau à Brás no ponto é nada menos do que divinal.

Postar imagem 4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa Francesinha - 4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa

Francesinha

Não há ninguém em Portugal que nunca tenha ouvido falar da francesinha. E há poucos que nunca experimentaram uma. É absolutamente verdade, a francesinha é uma autêntica bomba calórica, mas é um prato que imensos portugueses adoram comer, pelo menos, ocasionalmente.

Se quer provar uma francesinha do melhor que há tem de ir ao Porto. Ou no mínimo, procurá-la na região norte. A francesinha eleva ao expoente máximo o conceito da sandes de queijo e fiambre.

O queijo é mais do que triplicado e a quantidade de enchidos é de encher a barriga. Em cima de tudo, vai o molho.

Ao longo dos anos, incontáveis pontos gastronómicos no país, desde snack bars de baixo custo a restaurantes gourmet, têm adaptado a receita da francesinha. Acredite, há dezenas ou centenas de versões deliciosas para experimentar por aí fora.

Postar imagem 4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa Cozido à portuguesa - 4 Pratos Icónicos da Cozinha Portuguesa

Cozido à portuguesa

O nome diz tudo. Este cozido é um prato enraizado na gastronomia e na cultura portuguesas.

Para quem gosta de refeições ricas, esta combinação de carnes é uma aposta infalível. O cozido à portuguesa tradicional inclui frango, vaca e porco. Também não podem faltar as couves, as cenouras e o feijão. Podem juntar-se muitos mais vegetais à escolha.

Usualmente, a água em que são cozidos todos os ingredientes é depois usada para cozer o arroz. Dá um sabor muito mais especial e característico a este acompanhamento.

Pastéis de bacalhau

Os típicos pastéis de bacalhau são uma opção versátil, que pode ser servida como entrada ou como prato principal. Quem diria que uma receita tão simples poderia ser tão deliciosa?

Basta usar bacalhau desfiado, batata e ovos para criar uma massa homogénea, uma espécie de bolinhos. O resultado final contará com um exterior crocante e um interior cremoso.

Na cozinha portuguesa, é muito comum servir os pastéis de bacalhau junto com arroz de tomate ou uma salada de feijão frade.

Depois de ler a nossa lista, qual destes pratos vai cozinhar para a sua próxima refeição? Nós, portugueses, não nos fartamos deles.