A capital portuguesa está repleta de restaurantes onde qualquer pessoa pode desfrutar de deliciosas e típicas receitas portuguesas a um custo bastante acessível. Mas a verdade é que, cada vez mais, a oferta gastronómica em Lisboa tende a expandir-se para variadíssimas cozinhas do mundo.
Não pense que terá de pagar muito mais um prato nesses restaurantes. Nesta lista, passamos pela Europa e pela Ásia. Descubra três espaços únicos onde gastará menos de 10 euros.
Wurst, Chiado/Cais do Sodré
Como forma de poder voltar a saborear a cozinha da sua terra-natal na Áustria, Maria e Martin começaram a produzir salsichas típicas numa herdade do Alentejo.
Mas estas salsichas são especiais. São totalmente biológicas e seguem a tradição ao detalhe. Depois, são enviadas para o Mercado de São Bento, onde são vendidas na salsicharia Wurst.
A oferta inclui uma variedade enorme de carnes, sabores, condimentos, recheios e molhos. As salsichas podem ser cozidas ou grelhadas. Quem visita pode também decidir se quer comê-las no pão, ou servidas no prato com acompanhamento.
O preço dos menus varia entre cerca de quatro a oito euros. A Wurst é uma ideia diferente e realmente económica para uma ótima refeição em Lisboa.
Sun Tan, Chiado/Cais do Sodré
O foco deste ponto gastronómico da capital está nas reconfortantes e saborosas sopas asiáticas. O caldo coreano de gochujang é uma das opções imperdíveis neste espaço.
É cozinhado com ossos de galinha e de vaca, e servido com carne, noodles, ovo e espinafre. O que lhe dá o nome é o condimento coreano gochujang, feito com malagueta, arroz com glúten, sal e soja.
Com opções de carne e vegetarianas, as malgas grandes no Sun Tan vêm sempre bem servidas e o preço é abaixo dos 10 euros.
The Food Temple, Castelo de São Jorge
No The Food Temple somos levados numa viagem por variados tipos de cozinha, incluindo a vegetariana, a asiática e a portuguesa. O conceito vem da mente de Alice Ming, uma canadiana com ascendência chinesa, responsável pelos sabores e pelos trabalhos no The Food Temple.
Neste restaurante, faz-se bom uso dos produtos de cada estação. Como o menu não é fixo, será provável conseguir experimentar pratos diferentes sempre que lá for. A localização típica do The Food Temple num largo da Mouraria convida a aproveitar um tempo de descanso neste espaço único.
Destas três opções, qual será a primeira cozinha mundial com toque português que vai explorar em Lisboa?