Podíamos escrever centenas de artigos sobre os fantásticos pratos da gastronomia portuguesa. E ainda assim, não conseguiríamos cobrir todas as obras de arte que o país nos oferece.
Aqui, vamos focar-nos em quatro dos pratos mais apreciados pelos portugueses. Temos um de peixe, um de carne e ainda, dois doces irresistíveis.
Sardinhas assadas
Uma das combinações de sabores mais apreciadas pelos portugueses é a do peixe fresco com o toque fumado da grelha. Especialmente durante o verão, as sardinhas assadas decoram as mesas de todo o país.
Se queremos falar da forma típica de assar e apreciar as sardinhas, então temos de falar da cidade de Lisboa. Nas festas de Santo António, este delicioso prato típico faz parte do menu de praticamente todos os restaurantes. E pode ser encontrado em incontáveis bancas espalhadas pelas ruas da capital.
Servidas com ervas aromáticas, uma quantidade generosa de azeite, pimentos assados e um pedaço de broa de milho, as sardinhas assadas são simplesmente divinais.
Arroz de pato
Uma das características principais de um belo arroz de pato é a sua superfície crocante coberta com fatias de chouriço. Antes de cozinhar no forno, o pato deve ser cozido. O objetivo é ficar impecavelmente tenro e suave ao paladar.
O arroz de pato é um prato modesto e tradicional, mas com a sua arte. É apreciado por pessoas de todas as idades e em todo o país. Servido com um bom vinho tinto, a harmonia de sabores é, sem dúvida, reconfortante e especial.
Arroz doce
Do arroz de pato passamos a um tipo de arroz bem mais doce. Já dissemos tudo. Estamos a falar do arroz doce. Todos sabem que a doçaria portuguesa é absolutamente magnífica. O arroz doce é um dos exemplos mais intemporais.
As avós do país são a grande autoridade no que toca a criar um bom prato de arroz doce. Existem variações da receita em cada região de Portugal. Mas, no geral, o objetivo é que o arroz fique com uma consistência de pudim. Quase todos os portugueses apreciam que se junte limão na cozedura e que, no final, a superfície seja polvilhada com canela.
A fragância, a textura e o sabor do arroz doce juntam-se de uma maneira profundamente harmoniosa que nos confere calor e conforto à primeira colherada.
Ovos moles de Aveiro
Se, até agora, ainda não ficou com água na boca, continuamos a apresentar-lhe doces para conseguirmos que isso aconteça. Os ovos moles de Aveiro são uma autêntica iguaria no que diz respeito aos doces nacionais.
Estas gemas doces protegidas por uma bolacha fina estão amplamente arraigadas na cultura de Aveiro. O doce é apresentado em várias formas diferentes que remetem à histórica vida marítima da zona, como peixes, conchas ou búzios.
Em qualquer pastelaria da região, pode ainda provar os mais variados doces ricamente complementados com recheio de ovos moles. Ir a Aveiro e não experimentar esta delícia é um erro que não vai querer cometer.
Combine as sardinhas assadas ou o arroz de pato com uma das sobremesas que apresentámos e garanta uma refeição feliz e bem portuguesa!