Qualquer português concorda que a cozinha do nosso país é das mais deliciosas, ricas e diversificadas do mundo. Bem, nós somos suspeitos.
Mas pergunte a qualquer um dos milhares de turistas que anualmente visitam Portugal. Eles ficam completamente apaixonados pela gastronomia nacional. E não é para menos.
Aqui apresentamos quatro dos pratos mais icónicos da cozinha portuguesa. Sirva-os quando receber amigos ou familiares em casa. É garantido que vão adorar.
Bacalhau à Brás
Um bom bacalhau à Brás faz as delícias de milhares ou milhões de portugueses. À primeira vista, cozinhar uma refeição de bacalhau à Brás parece fácil.
E na verdade, o processo é simples. Apenas envolve saltear o bacalhau desfiado com batalha palha e cebola. Para dar o retoque mágico, é costume adicionar-se azeitonas, salsa e outras ervas.
Mas o facto é que, várias vezes, o prato pode ficar demasiado oleoso ou demasiado seco. É preciso estar atento para acertar na muche. Quase todos acabam por conseguir! Um bacalhau à Brás no ponto é nada menos do que divinal.
Francesinha
Não há ninguém em Portugal que nunca tenha ouvido falar da francesinha. E há poucos que nunca experimentaram uma. É absolutamente verdade, a francesinha é uma autêntica bomba calórica, mas é um prato que imensos portugueses adoram comer, pelo menos, ocasionalmente.
Se quer provar uma francesinha do melhor que há tem de ir ao Porto. Ou no mínimo, procurá-la na região norte. A francesinha eleva ao expoente máximo o conceito da sandes de queijo e fiambre.
O queijo é mais do que triplicado e a quantidade de enchidos é de encher a barriga. Em cima de tudo, vai o molho.
Ao longo dos anos, incontáveis pontos gastronómicos no país, desde snack bars de baixo custo a restaurantes gourmet, têm adaptado a receita da francesinha. Acredite, há dezenas ou centenas de versões deliciosas para experimentar por aí fora.
Cozido à portuguesa
O nome diz tudo. Este cozido é um prato enraizado na gastronomia e na cultura portuguesas.
Para quem gosta de refeições ricas, esta combinação de carnes é uma aposta infalível. O cozido à portuguesa tradicional inclui frango, vaca e porco. Também não podem faltar as couves, as cenouras e o feijão. Podem juntar-se muitos mais vegetais à escolha.
Usualmente, a água em que são cozidos todos os ingredientes é depois usada para cozer o arroz. Dá um sabor muito mais especial e característico a este acompanhamento.
Pastéis de bacalhau
Os típicos pastéis de bacalhau são uma opção versátil, que pode ser servida como entrada ou como prato principal. Quem diria que uma receita tão simples poderia ser tão deliciosa?
Basta usar bacalhau desfiado, batata e ovos para criar uma massa homogénea, uma espécie de bolinhos. O resultado final contará com um exterior crocante e um interior cremoso.
Na cozinha portuguesa, é muito comum servir os pastéis de bacalhau junto com arroz de tomate ou uma salada de feijão frade.
Depois de ler a nossa lista, qual destes pratos vai cozinhar para a sua próxima refeição? Nós, portugueses, não nos fartamos deles.