Todos sabem que os portugueses adoram usufruir de um prato bem recheado a um preço acessível. Bem, aqui apresentamos-lhe quatro dos melhores restaurantes em Lisboa em que poderá experimentar várias opções por menos de 10 euros.
Zé dos Cornos, Castelo de São Jorge
O Zé dos Cornos é um restaurante típico com mesas corridas e assentos de madeira. O ambiente é simples, amigável e descontraído.
Quem visita diz que os pratos imperdíveis no Zé dos Cornos são o bacalhau assado, o entrecosto e a feijoada. A nível de acompanhamentos, a salada de tomate e o arroz de feijão são deliciosos.
Sé da Guarda, Oeiras
Esta casa dedica-se a oferecer pratos de peixe da melhor qualidade. Desde os jaquinzinhos à pescada, todo o peixe é fresco na Sé da Guarda. Os acompanhamentos incluem arroz de tomate, arroz de feijão ou, até mesmo, a tradicional açorda.
Para quem prefere carne, o restaurante assegura refeições tão boas quanto as de peixe. A dobrada, o pato assado, a entremeada de leitão e a mão de vaca são alguns dos pratos mais apreciados.
A Provinciana, Santa Maria Maior
O restaurante A Provinciana é muito concorrido, o que é automaticamente um atestado à sua qualidade. Por isso, se quer desfrutar de uma refeição mais tranquila, chegue por volta do meio dia, em vez de deixar ficar para as 13.
Os pratos especiais da casa têm dias específicos para ser servidos. Por exemplo, segunda-feira é o dia do bacalhau à minhota, à quarta-feira come-se o pernil e ao sábado é servida a caldeirada de bacalhau.
Os pratos clássicos são realmente acessíveis. A alheira com ovo, o bitoque e os chocos grelhados rondam todos os 5 euros.
Taberna da Casa do Alentejo, Santa Maria Maior
Assim como A Provinciana, a Taberna da Casa do Alentejo situa-se em Santa Maria Maior. Este ponto gastronómico oferece uma atmosfera única que consegue combinar tradição, simplicidade, requinte e tranquilidade.
É um sítio perfeito tanto para as refeições principais, como para o chamado lanche-ajantarado com amigos ao final da tarde.
Os petiscos são deliciosos e baratos. Incluem o pica-pau, o choco frito e as migas de espargos. Os pratos de carne são de ótima qualidade, variando entre codornizes fritas e carne de porco à alentejana.
Para uma bela sandes tipicamente alentejana, experimente a tosta de paio e queijo de ovelha. É uma boa aposta para um almoço rápido, reconfortante e acessível.
Em qualquer um destes quatro restaurantes lisboetas, garantimos que quer a sua barriga, quer a sua carteira, saem bem tratadas.